302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

O conteúdo programático-teórico corresponde a 10% da carga horária total do residente em todos os três anos de residência, contabilizando aproximadamente 264 horas/ano.

 

  1. Sessão Nobre

De forma rotineira, os residentes devem comparecer à Sessão Nobre do IPPMG que ocorre às terças feiras de 11 as 12:30 a Coordenação desta atividade é do Departamento de Pediatria da UFRJ e a presença dos residentes é obrigatória.

 

  1. Aulas teóricas semanais

As aulas teóricas semanais das 7 às 8:30 em dia de semana a ser previamente combinado pela Coordenação da Residência. O conteúdo destas aulas está alinhado ao programa curricular da Residência Médica em Pediatria e Áreas de Atuação.

 

  1. Metodologia científica

O curso de metodologia científica é realizado durante os três anos de residência médica em pediatria em horário próprio na grade ambulatorial.

Durante este curso o residente será capaz de aprender a elaborar uma pergunta de pesquisa e buscar meios de responde-la através da busca bibliográfica nas bases de dados mais comuns, elaborar um projeto de pesquisa dentro dos preceitos éticos em concordância com a legislação vigente e apresentar os seus resultados na forma de Trabalho de Conclusão de Curso em evento desenhado para tal objetivo.

 

  1. Cursos, congressos, simpósios

Os residentes de pediatria do IPPMG são estimulados a produzirem material científico na forma de publicações em artigos científicos, apresentações orais e pôsteres a serem divulgados em encontros científicos regionais, nacionais e internacionais. Para tanto, o residente pode solicitar a liberação para a participação em tais eventos científicos com 6 dias de antecedência para fins de adequação da escala de serviço e plantão.

A carga horária nestas atividades é contabilizada como carga horária teórica.

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ