Programa

Equipe

A equipe assistencial do IPPMG conta com pediatras generalistas e especialistas, uma larga gama de profissionais de saúde que são professores ou técnico-administrativos concursados da UFRJ onde a maioria possui é ao menos Mestre em Ciências.

Além de residentes de medicina, o IPPMG ainda conta com a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança e Adolescente em enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e serviço social.

Cenários Assistenciais

Unidade de Pacientes Externos (UPE)

Conta com ambulatórios de Pediatria Geral e áreas de atuação em pediatria.

São feitos atendimentos de primeira vez, agendados via Sistema Estadual de Regulação, egressos das unidades de internação do IPPMG ou de pacientes em seguimento pelas próprias especialidades do hospital.

Os rodízios de ambulatório estão divididos em oito blocos nomeados de A a H durando quatro semanas distribuídos ao longo dos três anos da residência em pediatria.

Unidade de Pacientes Internados (UPI)

A UPI conta com quatro enfermarias clínicas nomeadas de A, B, C e E, com oito leitos de internação cada, uma enfermaria cirúrgica, D, com oito leitos e uma enfermaria de hematologia, H.

Cada enfermaria dispõe de equipe multidisciplinar própria composta por pediatra, enfermeiro e nutricionista, além do suporte de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)

A UTI do IPPMG conta com leitos críticos neonatais cirúrgicos e pediátricos. Os pacientes são oriundos da clientela interna: emergência, UPI e UPE além de solicitações externas à instituição. 

Conta com uma equipe multidisciplinar própria composta por pediatra, enfermeiro e nutricionista, além do suporte de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

Emergência

Única emergência pediátrica universitária da região metropolitana de portas abertas ao usuário do SUS possui leitos de curta permanência, de isolamento e de estabilização (sala vermelha) além de boxes para atendimento externo.

O treinamento dos residentes na emergência ocorre desde R1 ao R4 da área de atuação cada um de acordo com escala, plantão, rodada ou participação dentro das especialidades.

A supervisão ocorre nas 24 horas pela equipe médica dos plantões e/ou da rotina do setor.

Comissões Ativas

Bioética

O debate sobre o ensino de ética e bioética na área médica tem dado maior ênfase à educação dos estudantes de graduação e residentes de medicina. Coloca-se, com base nessa premissa, a indagação sobre a melhor forma de se abordar temas éticos com grande relevância para o especialista em formação. Desta forma, o residente de pediatria é estimulado a participar das sessões de bioética que acontecem bimestralmente no IPPMG com discussão de casos reais de pacientes e profissionais do IPPMG.

Cuidados Paliativos

O serviço de cuidados paliativos funciona sob a ótica multiprofissional sendo composto por médico, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Em fase de estruturação, espera-se que o residente passe a participar da discussão de temas relacionados a medidas paliativas para tratamento de dor em casos terminais, assim como lidar com o paciente e sua família.

Controle de Infecção Hospitalar

Constituída segundo a Portaria MS 2616/1998, a CCIH do IPPMG elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, capacitando os funcionários e profissionais, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares; orienta o uso racional de antimicrobianos, realiza a investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado, e implantar medidas imediatas de controle.

Desta forma e seguindo estes preceitos, o residente de pediatria pode vivenciar dentro da unidade todos os aspectos do monitoramento, controle e vigilância das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

Qualidade e segurança do paciente

A construção do conhecimento dos residentes sobre segurança do paciente ocorre, durante todo o seu programa de residência.

A aquisição de habilidades e atitudes acerca do assunto tem início no primeiro ano de residência a partir de discussões teóricas chegando até o terceiro ano de residência quando será capaz de estabelecer uma análise crítica e propositiva de todo o processo de cuidado.

Maternidade escola- cenário externo ao IPPMG pertencente à UFRJ

A vivência dos residentes tanto na assistência ao recém-nascido na sala de parto quanto em neonatologia ocorre na Maternidade Escola, unidade materno-infantil da UFRJ localizada no bairro de Laranjeiras/Rio de Janeiro.

Esta unidade dispõe de alojamento conjunto, berçário com estratégia canguru e UTI neonatal além de ambulatórios de seguimento dos recém-nascidos prematuros ou com comorbidades.

Convênios fora da UFRJ

Saúde mental

Convênio firmado entre o IPPMG e o Serviço de Psiquiatria Infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro em junho de 2018.

Os residentes da pediatria acompanharão os psiquiatras no atendimento a pacientes pediátricos com transtornos do espectro autista, transtornos alimentares e ansiedade. Poderão participar das discussões dos casos em equipe e discussões teóricas de artigos relacionados.

Farão parte das equipes multidisciplinares que atendem pacientes/familiares, acompanharão a avaliação clínica de casos novos, de intercorrências durante o tratamento (complicações por uso de medicamentos, problemas clínicos frequentes nestas patologias).

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) é referência nacional atendendo nutrizes e recém-nascidos nos primeiros meses de vida orientando práticas de amamentação e puericultura além de vivenciar a execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição sob prescrição do médico ou nutricionista.

NESA Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

A Enfermaria Professor Aloysio Amâncio da Silva da UERJ, nível terciário de atenção, é centro de referência para internação hospitalar de adolescentes com quadros clínicos e cirúrgicos que necessitem investigação diagnóstica e tratamento com recursos tecnológicos mais avançados ou mais complexos.

UTI Pediátrica do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN)

A Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes é centro de referência para vítimas de politrauma para a região metropolitana do Rio de Janeiro, o estágio do residente neste serviço instrumentaliza o futuro pediatra nos aspectos de abordagem inicial e manejo do paciente com múltiplos traumas.

Carga Horária Teórica

O conteúdo programático-teórico corresponde a 10% da carga horária total do residente em todos os três anos de residência, contabilizando aproximadamente 264 horas/ano.

Sessão Nobre

De forma rotineira, os residentes devem comparecer à Sessão Nobre do IPPMG que ocorre às terças feiras de 11 as 12:30 a Coordenação desta atividade é do Departamento de Pediatria da UFRJ e a presença dos residentes é obrigatória.

Aulas teóricas semanais

As aulas teóricas semanais das 7 às 8:30 em dia de semana a ser previamente combinado pela Coordenação da Residência. O conteúdo destas aulas está alinhado ao programa curricular da Residência Médica em Pediatria e Áreas de Atuação.

Metodologia científica

O curso de metodologia científica é realizado durante os três anos de residência médica em pediatria em horário próprio na grade ambulatorial.

Durante este curso o residente será capaz de aprender a elaborar uma pergunta de pesquisa e buscar meios de responde-la através da busca bibliográfica nas bases de dados mais comuns, elaborar um projeto de pesquisa dentro dos preceitos éticos em concordância com a legislação vigente e apresentar os seus resultados na forma de Trabalho de Conclusão de Curso em evento desenhado para tal objetivo.

Cursos, congressos, simpósios

Os residentes de pediatria do IPPMG são estimulados a produzirem material científico na forma de publicações em artigos científicos, apresentações orais e pôsteres a serem divulgados em encontros científicos regionais, nacionais e internacionais. Para tanto, o residente pode solicitar a liberação para a participação em tais eventos científicos com 6 dias de antecedência para fins de adequação da escala de serviço e plantão.

A carga horária nestas atividades é contabilizada como carga horária teórica.

Regulamento 

Em construção…

Regimento 

Em construção…

Avaliações

A Resolução CNRM nº 2/2006 determina que o aproveitamento do médico residente seja avaliado periodicamente e que o registro dessa avaliação seja feito no mínimo a cada três meses. O residente deverá ter conhecimento prévio da forma como será avaliado, tomar ciência da avaliação recebida e depois assiná-la.

Orientação para preenchimento da Ficha de avaliação do médico residente

A avaliação na Residência Médica deve ser encarada como um processo dinâmico que possibilite a retroalimentação do processo de formação do residente avaliado.

Esse processo avaliativo deve contemplar as áreas cognitiva (saber), afetiva e psicomotora (saber fazer). Deve ser formativo (o que implica em acompanhamento), ocorrendo ao longo de todo o programa e permitindo a identificação dos aspectos do treinamento que demandam melhoria e/ou acompanhamento.

Ficha de Avaliação é arquivada junto com os demais apontamentos do médico residente e não pode ser rasurada. Caso um programa realize mais avaliações, deverá ter um instrumento de controle interno e lançar apenas as notas consolidadas nesta Ficha.

Avaliação de desempenho

A nota máxima para cada item da avaliação de desempenho consta na coluna Pontuação, refletindo seu peso na avaliação final. Por exemplo: Conhecimento e habilidades práticas – a nota máxima é 2.

Assim, o residente que tiver tido o melhor desempenho possível deverá receber a nota 2; o residente que tiver obtido 50% do esperado deve receber a nota 1. A soma das notas totalizará o valor máximo de 10 pontos em cada trimestre. A média FINAL anual da avaliação de desempenho será a média aritmética dos pontos obtidos em cada trimestre avaliado.

Avaliação teórica

No IPPMG a avaliação tem uma frequência trimestral com o acompanhamento do residente em todas suas atividades A avaliação do conhecimento médico através de prova teórica deverá ter notas entre de 0 a 10. A soma das notas deverá ser dividida pelo número de provas aplicadas, para obtenção da nota média das provas teóricas. O trimestre que não tiver avaliação teórica deve receber um “- “ (traço).

Os programas que tiverem atividades em períodos menores do que 3 meses em cada trimestre de avaliação deverão solicitar aos preceptores responsáveis por estes setores sua avaliação. Apenas a pontuação média de cada item, obtida das avaliações destes preceptores, deve ser registrada na Ficha de Avaliação pelo coordenador do programa para cada trimestre.

O médico residente deverá tomar ciência de sua avaliação trimestral, assinando o formulário. Quando o seu desempenho não for considerado bom, o coordenador e o residente devem traçar juntos um programa de recuperação de conteúdos e/ou habilidades não desenvolvidas.

Título de Especialista em Pediatria Seriado

A partir de 2019, o Programa de Residência Médica em Pediatria estimula enfaticamente a realização do Exame Nacional para Obtenção do Título de Especialista em Pediatra através de avaliações seriadas durante os três anos de vigência do Programa. A avaliação seriada auxiliará a preparação dos residentes para o atendimento integral da criança e do adolescente através do monitoramento do processo de formação focando nas oportunidades de melhoria.

A metodologia das avaliações ocorre de acordo com edital publicado periodicamente pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Nota final

A NOTA FINAL será igual à soma da Média das Provas teóricas (peso 1) e a Média da Avaliação de desempenho (peso 2) dividida por 3.

Média das avaliações teóricas (nota x 1) e Média da Avaliação de desempenho (nota x 2) = Final

Ao final de cada estágio do programa de residência o aluno receberá uma nota referente ao seu desempenho neste ciclo (vide formulário de avaliação anexo, cujos pesos dos respectivos itens serão apresentados oportunamente).

Os critérios de avaliação serão esclarecidos no início de cada estágio e incluem avaliação teórica (dos temas e respectivas bibliografias abordadas no estágio), aspectos éticos, frequência e pontualidade, participação e evolução do conhecimento médico, entre outros.

A lista dos temas que serão abordados em cada avaliação e a respectiva bibliografia, bem como as datas das provas, serão avisados com antecedência pela COREME.

Além disso, os residentes irão receber uma listagem dos temas que devem ser estudados ao longo do ano e a bibliografia sugerida para cada tema. Estes temas serão divididos em grupos e o conhecimento dos mesmos será cobrado por meio de provas teóricas periódicas, que serão realizadas a cada três meses, de caráter obrigatório. O residente que não obtiver nota mínima (7,0) na prova terá que realizar uma prova de “recuperação” que será feita nos mesmos moldes. O residente que não obtiver nota mínima 7,0 na prova de “recuperação” terá sua situação analisada pela COREME da pediatria, com possibilidade de reprovação do ano do programa.