DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

Nota sobre Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

Em novembro de 2020 a CAPES realizou mudanças na estrutura de autenticação de seu portal, onde não é mais possível a autenticação da UFRJ pelo proxy, apenas pelo CAFe. A UFRJ já possui o acesso federado via CAFe, para TAEs, docentes e discentes com vínculo ativo com a UFRJ, que é o tipo de autenticação aprovado pela CAPES e RNP. Este tipo de autenticação proporciona maior segurança para ambas as partes que utilizam o portal, e, além disso, diversas bases de dados já exigem que o usuário esteja autenticado via acesso federado para realização de download de materiais. Portanto, seguem os tutoriais, desenvolvidos pelo SiBi, de cadastro no CAFe, para aqueles que ainda não possuem, e de autenticação ao Portal de periódicos da CAPES via acesso federado.

 

Acesse o tutorial: http://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/410-como-fazer-o-acesso-remoto-ao-portal-de-periodicos-da-capes-via-cafe

 

Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ (STIC)

 

SIBI.jpg

 

Acesso em: http://www.sibi.ufrj.br/index.php/inicio/410-como-fazer-o-acesso-remoto-ao-portal-de-periodicos-da-capes-via-cafe

 

 

 

Data: 12/04/2021

 

Edital

 

Ficha de Inscrição

 

 

 

 

Amarelo Foto de Livros Dia dos Pais Post para Facebook.jpg

 

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, lança neste mês de dezembro o documento científico “O uso de ivermectina baseado em evidências em Pediatria”. O material tem como objetivo esclarecer questões a respeito da eficiência e dos possíveis riscos do uso deste medicamento, especialmente, para crianças. Considerando o atual cenário de pandemia do novo coronavírus, um dos pontos destacados no documento é que, em publicação recente, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) desaconselha o uso da ivermectina para o tratamento da COVID-19.

ACESSE AQUI O DOCUMENTO COMPLETO 

Essa substância foi descoberta em 1974, e introduzida no mercado para uso em animais, domésticos e silvestres, em 1981, para controle de infecções causadas por nematódeos parasitários e artrópodes (inseto, carrapato e ácaros). Já o início da utilização em humanos ocorreu seis anos depois. Porém, o documento científico salienta que, na pediatria, a ivermectina só pode ser indicada para crianças maiores de cinco anos e com o peso acima de 15kg, e que deve ser evitado em gestantes e lactantes.

 

Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-lanca-documento-sobre-o-uso-da-ivermectina-e-desaconselha-substancia-para-o-tratamento-da-covid-19/

 

 

 

Livros, livros e mais livros! O Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi) da UFRJ fez um levantamento minucioso das editoras acadêmicas das principais universidades do Brasil e elaborou uma relação com 2.650 títulos que estão disponíveis para baixar de graça.

Sinta o cheirinho de livro novo daí! Estão disponíveis 89 e-books (livros eletrônicos) de Ciências Agrárias, 43 de Ciências Ambientais, 73 de Ciências Biológicas, 215 de Ciências da Saúde, 57 de Ciências Exatas e da Terra, 1.154 de Ciências Humanas, 581 de Ciências Sociais Aplicadas, 40 de Engenharias e 398 de Linguística, Letras e Artes.

 

Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2020/11/03/ufrj-reune-2-650-e-books-para-baixar-de-graca/

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ