DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

Neste curso online gratuito sobre autilização da Telemedicina durante a pandemia por coronavírus abordaremos as diversas maneiras de utilizar a telemedicina para atendimento dos pacientes de forma síncrona,assíncrona o tele-monitoramento o mobile-health. Falaremos também sobre as ferramentase apps utilizados na instituição e como funcionam.

 

Disponível em: https://ensino.einstein.br/a_utilizacao_da_telemedicina_durante_a_pand_p3337/p

 

 

 

Neste curso online gratuito sobre o comportamento da infecção por coronavírus nas crianças iremos abordar as definições dos sintomas, comparação entre adultos e crianças, os fatores de risco, achados laboratoriais e de imagem e manejo clínico da COVID-19 neste público. O conteúdo também abordaas questões de tratamento em situações especiais, como gestação e amamentação e o reforço dos itens de prevenção, bem como o isolamento social.

 

Disponível em: https://ensino.einstein.br/comportamento_da_infeccao_por_coronavirus_n_p3227/p

 

 

 

Data: 07/08/2021 

Hora: 8:00 às 18:30

Evento ONLINE

 

Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/congresso-de-medicina-intensiva-pediatrica/

 

 

 

 

 

(31 de maio) é o Dia Mundial sem Tabaco e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) alerta para a importância da atuação do pediatra na prevenção ao tabagismo. O tema preocupa a entidade porque a doença é pediátrica, uma vez que cerca de 70% a 80% dos jovens se tornam tabagistas antes dos 20 anos de vida. A cada dia, entre 80 e 100 mil jovens se tornam dependentes da nicotina.

Por isso, o papel do pediatra na prevenção é primordial. Conforme explica o especialista em álcool e outras drogas da SBP, dr. João Paulo Becker Lotufo, a prevenção começa intraútero porque se a mãe for tabagista, é importante falar sobre o tema, pois a criança pode, por exemplo, nascer prematura ou ter inúmeros problemas de saúde. Além disso, pode ocorrer também o tabagismo passivo, a mãe que fuma está mais perto da criança e a quantidade de nicotina que ela vai receber passivamente pode ser muito grande.

“Em toda a consulta pediátrica, deve-se fazer o aconselhamento breve (AB) sobre álcool, tabaco e outras drogas. Esse aconselhamento leva em torno de quatro minutos e, se 25 mil pediatras fizessem quatro aconselhamentos breves por dia, haveria 100 mil AB em 24 horas, três milhões por mês e 36 milhões por ano. Com este ato, poderíamos diminuir o tabagismo entre as famílias de pacientes e abolir ou pelo menos retardar a experimentação precoce do tabaco e outras drogas", explica o especialista.

Dr. Lotufo enfatiza ainda que a primeira experiência do adolescente com o cigarro geralmente acontece na faixa etária entre os 11 e 15 anos de idade. Um dos grandes desafios é que a indústria do tabaco tem como foco a captação dos jovens para o consumo de seus produtos com nicotina que viciam, por meio de estratégias de marketing. Sempre incorporando o contexto social, as inovações e design tecnológicos, os modismos, e os conceitos de cada época.

“A batalha deve ser sempre a da prevenção, pois quem começa a fumar antes dos 21 anos de idade, quando o cérebro ainda está em formação, terá um nível de dependência muito maior. Outro dado que reforça a urgência da prevenção é que o jovem não se preocupa com o vício. Em geral, ele só vai se sensibilizar para os riscos que o cigarro provoca à sua saúde e buscar algum tipo de terapia depois dos 40 anos. Esse é mais um motivo pelo qual a estratégia mais assertiva é prevenir o fumo”, diz.

Segundo dados da OMS, o tabaco mata até metade de seus usuários e mais de oito milhões de pessoas anualmente. Mais de sete milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto cerca de 1,2 milhão são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

 

Disponível em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/no-dia-mundial-do-tabaco-sbp-reforca-a-importancia-do-pediatra-na-prevencao-ao-tabagismo/

 

 

 

Data Inicial: 30/06/2021 às 19:00 horas.

Coordenador: Dra. Patrícia Correia - Presidente do Departamento de Ensino

 

Informações: http://soperj.com.br/eventos/25o-curso-para-medicos-residentes-de-pediatria-do-departamento-de-ensino-da-soperj/

 

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ