Centro Cirúrgico

Coordenação Administrativa e Médica: André Lima da Cunha

Coordenação Administrativa e Enfermagem: Elisabete de Oliveira Mendes

Informações Gerais

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), como hospital de referência para pacientes pediátricos de alta e média complexidade, tem se voltado de forma crescente para atendimentos terciários clínicos e cirúrgicos.

Atualmente, o IPPMG dispõe de um centro cirúrgico, cuja área total é de 50m2, composta por 01 sala cirúrgica, além de uma enfermaria destinada exclusivamente aos pacientes cirúrgicos. Conta com uma equipe cirúrgica altamente especializada que possui 6 (seis) cirurgiões (3 doutores, 2 mestres – doutorandos – e 1 mestrando), sendo 2 professores da Faculdade de Medicina da UFRJ. A equipe é responsável ainda pela Residência em Cirurgia Pediátrica. São recebidos 3 residentes, um de cada ano de residência (R1, R2, R3).

Com a atual estrutura são realizadas em média 60 cirurgias por mês, distribuídas na seguinte proporção: 20% das cirurgias realizadas são de grande porte (alta complexidade) como as cirurgias neonatais, de excisão de tumores e de correção de mal formações congênitas; 60% são de médio porte (média complexidade) como as cirurgias urológicas, anti-refluxos, colicistectomias, esplenectomias e videolaparoscopias; 20% são de pequeno porte (baixa complexidade) como as cirurgias de fimose e de hérnias de parede abdominal.