302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

  O Consórcio Global de Educação Pediátrica é integrado por líderes de organizações nacionais e regionais nas áreas de educação, treinamento e acreditação. Seu maior desafio é estabelecer padrões rigorosos de treinamento e capacitação prática em pediatria. Para tanto, busca, também, criar mecanismos para avaliar a eficácia de tais padrões a fim de garantir qualidade de treinamento e, consequentemente, dos cuidados prestados à população. Os integrantes do consórcio trabalham juntos para nivelar seus recursos organizacionais e expertises, comprometidos com o aumento da quantidade e qualidade de pediatras, competentemente treinados na especialidade e em suas distintas áreas de atuação. A missão global inclui, ademais, iniciativas sólidas de educação pediátrica para os países interessados, especialmente países em desenvolvimento.

  A principal estratégia tem sido a de desenvolver um instrumento global, com núcleo básico relevante. O processo assim concebido cobre claramente as perspectivas de treinamento, avaliação, acreditação médica, e desenvolvimento profissional contínuo. Fundamenta-se em estrutura consistente capaz de impulsionar a melhoria da qualidade da assistência pediátrica em nível internacional, independentemente de fronteiras geográficas. Os padrões adotados traduzem definição consensual sobre competências necessárias, conhecimento científico, conteúdo, e habilidades que precisam ser adquiridas para que o treinamento e a prática pediátrica estejam em estreita sintonia com a dimensão internacional do projeto, respeitadas as peculiaridades nacionais. Os pressupostos conceituais, que conferem a devida abrangência ao núcleo global de educação pediátrica, estão baseados nas melhores práticas de experiências internacionais concernentes. Compreendem não somente a natureza do treinamento, que reproduz as contribuições dos representantes das entidades que integram o GPEC, mas também os melhores métodos de treinamento e de avaliação utilizados no mundo atual.

Texto extraído do livro Currículo Pediátrico Global em 19/05/2018.

 

  Baseando-se no Currículo Pediátrico Global, a Resolução da Comissão Nacional de Residência nº 1, de 29 de dezembro de 2016 publicada no DOU no 251 de 30 de dezembro de 2016, definiu as bases curriculares nacionais para a Residência Médica de Pediatria determinando, ainda, que os programas passarão a ter a duração de três anos a partir de 2019.

  No sentido de adequar o Programa de Residência em Pediatria do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira à esta nova diretriz, esta Coordenação elaborou o Planejamento Pedagógico que será apresentado neste documento.

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ