A Residência Médica é uma modalidade de pós-graduação criada no decreto Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977, baseada no treinamento em serviço.

  A Residência Médica em Pediatria do IPPMG oferece ao seu treinado além do contato com a complexidade do atendimento em pediatria característico da Instituição, a possibilidade do convívio com o mais renomado grupo de pediatras gerais e das áreas de atuação da pediatra no Rio de Janeiro.

  Único hospital pediátrico a ter um Setor de Emergência de portas abertas, possui ainda Serviço de Medina Transfusional, UTI pediátrica, Unidade de Pacientes Internos contando com seis enfermarias sendo uma cirúrgica e uma de hematologia, Unidade de Pacientes Externos com atendimento ambulatorial em pediatria geral e nas áreas de atuação pediátricas, Hospital Dia para realização de procedimentos das especialidades, Núcleo de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor, Cirurgia Pediátrica, etc.

  Nossos médicos residentes também têm a oportunidade de contato com a informação médica atualizada e acesso livre ao “Periódicos Capes” dentro da Instituição ou de forma remota, em sua própria casa. Para aqueles que têm este interesse em seguir carreira Universitária ou de pesquisador, o contato com os professores do Departamento de Pediatria e com os médicos pesquisadores faz com esta realidade possa ser observada de perto, já que o IPPMG é uma unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  O IPPMG é o maior centro formador de Pediatras do Rio de Janeiro; através da sua Residência Médica continua perpetuando esta tradição.

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ