302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

  1. Bioética

O debate sobre o ensino de ética e bioética na área médica tem dado maior ênfase à educação dos estudantes de graduação e residentes de medicina. Coloca-se, com base nessa premissa, a indagação sobre a melhor forma de se abordar temas éticos com grande relevância para o especialista em formação. Desta forma, o residente de pediatria é estimulado a participar das sessões de bioética que acontecem bimestralmente no IPPMG com discussão de casos reais de pacientes e profissionais do IPPMG.

 

  1. Cuidados Paliativos

O serviço de cuidados paliativos funciona sob a ótica multiprofissional sendo composto por médico, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Em fase de estruturação, espera-se que o residente passe a participar da discussão de temas relacionados a medidas paliativas para tratamento de dor em casos terminais, assim como lidar com o paciente e sua família.

 

  1. Controle de Infecção Hospitalar

Constituída segundo a Portaria MS 2616/1998, a CCIH do IPPMG elaborar, implementar, manter e avaliar programa de controle de infecção hospitalar, capacitando os funcionários e profissionais, no que diz respeito à prevenção e controle das infecções hospitalares; orienta o uso racional de antimicrobianos, realiza a investigação epidemiológica de casos e surtos, sempre que indicado, e implantar medidas imediatas de controle.

Desta forma e seguindo estes preceitos, o residente de pediatria pode vivenciar dentro da unidade todos os aspectos do monitoramento, controle e vigilância das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

 

  1. Qualidade e segurança do paciente

A construção do conhecimento dos residentes sobre segurança do paciente ocorre, durante todo o seu programa de residência.

A aquisição de habilidades e atitudes acerca do assunto tem início no primeiro ano de residência a partir de discussões teóricas chegando até o terceiro ano de residência quando será capaz de estabelecer uma análise crítica e propositiva de todo o processo de cuidado.

 

  1. Maternidade escola- cenário externo ao IPPMG pertencente à UFRJ

A vivência dos residentes tanto na assistência ao recém-nascido na sala de parto quanto em neonatologia ocorre na Maternidade Escola, unidade materno-infantil da UFRJ localizada no bairro de Laranjeiras/Rio de Janeiro.

Esta unidade dispõe de alojamento conjunto, berçário com estratégia canguru e UTI neonatal além de ambulatórios de seguimento dos recém-nascidos prematuros ou com comorbidades.

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ