302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

  1. Unidade de Pacientes Externos (UPE)

Conta com ambulatórios de Pediatria Geral e áreas de atuação em pediatria.

São feitos atendimentos de primeira vez, agendados via Sistema Estadual de Regulação, egressos das unidades de internação do IPPMG ou de pacientes em seguimento pelas próprias especialidades do hospital.

Os rodízios de ambulatório estão divididos em oito blocos nomeados de A a H durando quatro semanas distribuídos ao longo dos três anos da residência em pediatria.

 

  1. Unidade de Pacientes Internados (UPI)

A UPI conta com quatro enfermarias clínicas nomeadas de A, B, C e E, com oito leitos de internação cada, uma enfermaria cirúrgica, D, com oito leitos e uma enfermaria de hematologia, H.

Cada enfermaria dispõe de equipe multidisciplinar própria composta por pediatra, enfermeiro e nutricionista, além do suporte de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

 

  1. Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)

A UTI do IPPMG conta com leitos críticos neonatais cirúrgicos e pediátricos. Os pacientes são oriundos da clientela interna: emergência, UPI e UPE além de solicitações externas à instituição. 

Conta com uma equipe multidisciplinar própria composta por pediatra, enfermeiro e nutricionista, além do suporte de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais.

           

  1. Emergência

Única emergência pediátrica universitária da região metropolitana de portas abertas ao usuário do SUS possui leitos de curta permanência, de isolamento e de estabilização (sala vermelha) além de boxes para atendimento externo.

O treinamento dos residentes na emergência ocorre desde R1 ao R4 da área de atuação cada um de acordo com escala, plantão, rodada ou participação dentro das especialidades.

A supervisão ocorre nas 24 horas pela equipe médica dos plantões e/ou da rotina do setor.

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ