302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

  O Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica da UFRJ é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil,  desde 1992. Inicialmente, era vinculado ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), mas desde 2001 está credenciado e vinculado ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Destaca-se como unidade de excelência na formação e treinamento de médicos na área de cirurgia pediátrica e tem a duração de 3 anos, com um total de 8640 horas. Os residentes são expostos a uma ampla gama de casos cirúrgicos e trabalham em estreita colaboração com residentes de pediatria e outras especialidades pediátricas no cuidado de crianças doentes.

  As atividades principais se operam no Serviço de Cirurgia Pediátrica do IPPMG, que oferece suporte técnico especializado aos pacientes cirúrgicos pediátricos internados, assim como àqueles das especialidades pediátricas em funcionamento no IPPMG/UFRJ. Os residentes desenvolvem, ainda, atividades acadêmicas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFRJ, além de participarem de trabalhos de linhas de pesquisa, experimental e clínica, em temas da especialidade.

  As disciplinas eletivas de cirurgia pediátrica, como neonatologia, urologia, oncologia e treinamento técnico convencional e minimamente invasivo, estão incluídas no curso. Assim, na conclusão do programa, o residente é elegível para o exame de especialização da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica e é considerado especialista em cirurgia pediátrica pelo Ministério da Educação.

  Inserido em uma Instituição terciaria de saúde, realiza uma média de 700 procedimentos por ano. Possui, em seu quadro de recursos humanos, dois professores associados e um colaborador da Faculdade de Medicina da UFRJ, dois mestres e quatro médicos. Preenche, portanto, todas as necessidades e qualificações necessárias para a formação de novos especialistas, seguindo as mais rígidas normas técnicas de ensino.

  Pré-requisito: formação prévia mínima de 2 anos de Cirurgia Geral, em programa credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica.

  O programa aceita um ou dois residentes por ano. 

  Localização: É realizado nas dependências do IPPMG, incluindo centro cirúrgico, enfermarias de cirurgia e de pediatria, UTI pediátrica e neonatal cirúrgica, ambulatórios, setor de emergência e anfiteatros. Há uma complementação da formação dos discentes do Programa de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica do IPPMG, por atividades teórico-práticas em Oncologia Pediátrica no INCA, por um termo de cooperação existente entre as duas Unidades.

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ