DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

reumatologiaparapediatras

 

Apresentação

Na última década, a Reumatologia Pediátrica foi marcada pela revisão dos critérios de classificaçao de várias doenças, a introdução da clinimetria na prática médica, o aparecimento de novas drogas biológicas e diretrizes de tratamento. Estas novidades justificam a nova edição de um livro prático, originalmente elaborado para atender às necessidades de atualização de pediatras e reumatologistas.

Os critérios de classificação da AIJ, da esclerodermia, das vasculites e das doenças autoinflamatórias em crianças foram os primeiros revistos A clinimetria tornou possível medir, por meio de diferentes instrumentos, os índices de atividade e dano, os critérios de remissão e recidiva e, a qualidade de vida dos pacientes, não apenas quanto aos aspectos físicos, mas, também, os psicossociais.  Os grandes avanços no conhecimento da patogenia resultaram no desenvolvimento de drogas biológicas com ação mais específica nos mecanismos da doença e que modificaram as diretrizes de tratamento. Atualmente, é possível e desejável ter a remissão como o alvo do tratamento.

O livro foi ampliado e está organizado em 46 capítulos que ajudam  o pediatra a compreender e valorizar as informações da história e exame físico sem descuidar dos exames complementares. Apesar de bastante atualizado quanto ao tratamento, não pretende transferir para o pediatra geral a responsabilidade de tratar. A parceria entre o pediatra e o reumatologista, pelo diagnóstico precoce e o tratamento adequado, é de fundamental importância na evolução destas doenças.

Seguindo o sucesso da edição anterior, disponibilizamos um CD com figuras em cores para melhor visualização de lesões e possibilidade de utilizá-las em aulas e em outras atividades científicas.

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ