opsorriso

 

Operação Sorriso Brasil (OSB)

Por Ricardo Barros - Pediatra, Diretor Adjunto de Atividades Assistenciais do IPPMG e Vice-Presidente do Conselho Multiprofissional de Saúde da OSB

 

   A OSB é uma ONG internacional privada, sem fins lucrativos, dedicada a reunir profissionais da área de saúde voluntários (enfermeiros, pediatras, anestesistas e cirurgiões plásticos) para operar crianças portadoras de lábio leporino e fenda palatina. O primeiro programa humanitário internacional da Operation Smile em território nacional ocorreu na cidade de Fortaleza em 1997, no Hospital Infantil Albert Sabin e, desde então, diversas cidades do Brasil como Santarém, Rio de Janeiro, Porto Velho, Barbalha, Belo Horizonte, Goiânia, Belém e Maceió foram contempladas com a parceria OSB e órgãos governamentais.

   A OSB trabalha em parceria com governos, hospitais, empresas e pessoas para possibilitar o tratamento integral e multidisciplinar aos pacientes, sempre visando a inserção social plena desses indivíduos. Além disso, investe na capacitação e desenvolvimento dos profissionais locais e oferece ferramentas clínicas para criação de centros locais de atendimento aos fissurados.

   As denominadas missões têm a duração média de 7 dias, que incluem a triagem de pacientes, acompanhamento/ orientação dos pacientes que não foram selecionados, formulação do mapa cirúrgico, recuperação pós cirurgia imediata (RPA), pré e pós-operatório. Todo esse trabalho é desenvolvido por equipes multiprofissionais e multidisciplinares que, assim, proporcionam resultados favoráveis pós cirurgias.

   O voluntariado é uma modalidade de experiência coletiva que envolve o altruísmo e a responsabilidade na procura por ofertar apoio a indivíduos ou grupos em situação de sofrimento, exclusão ou privados de recursos.

   Pessoalmente, sou voluntário da OSB/OSI desde 2006, tendo realizado 32 missões em todo o mundo em lugares como Vietnam, China, Camboja, Filipinas, Paraguai, Equador, Honduras, Guatemala, Brasil e outros.

   Atualmente, 2 pediatras do IPPMG e 3 residentes de Pediatria participam ativamente de missões no Brasil e exterior, sendo que residentes de todas as 3 áreas médicas citadas são prioridade de capacitação para a OSB.

   Assim, se quiser ser um voluntário da OSB, entre na página www.operacaosorriso.org.br e veja em qual função você pode se cadastrar como voluntário.

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ