DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

 

Sobre o curso

Ao passar por uma internação ou um longo período de tratamento, a criança pode apresentar angústias e alterações emocionais prejudiciais ao processo de aprendizagem. A rotina sofre uma mudança significativa, na qual muitas atividades são interrompidas.Além da fragilidade no aspecto orgânico, os aspectos cognitivos e emocionais ficam vulneráveis. A possibilidade da expressão desses sentimentos se dá a partir do brincar, em que a criança vivencia e ressignifica situações difíceis.Com o objetivo de facilitar a compreensão do processo de enfrentamento e contribuir para a reinserção do aluno pós-hospitalização, a Psicologia e Psicopedagogia, inseridas na equipe multiprofissional, são capazes de promover discussões e intervenções que ajudam na mediação entre hospital e escola, comunicação e manejo com a criança e família.
 

Período

12 e 13 de Agosto de 2020 (online)

 

Informações: https://ensino.einstein.br/atuacao_da_psicologia_e_psicopedagogia_na_p_p0371/p#

 

 

 

Sobre o curso

Melhor prática em Pediatria significa manter-se atualizado quanto às condutas clínicas. São muitas as publicações científicas e a escolha criteriosa do que deve ser lido e retido como conhecimento é fundamental, uma vez que não é possível ler tudo e muito do que é publicado não possui qualidade metodológica para que possa servir de base para a tomada de decisão. O curso Pediatria: Consultório Baseado em Evidências atualiza o profissional com o que há de melhor do conhecimento científico para os temas mais habituais do atendimento ambulatorial da criança, ao mesmo tempo que dá instrumentos para que ele possa continuar mantendo-se atualizado.
 

Período

06 de Agosto a 31 de Outubro de 2020 (Online)

 

Horário das aulas

O curso será realizado nos dias: 06, 07 08, 20, 21 e 22 de agosto; 10, 11 e 12, 24, 25 e 26 de setembro; 01, 02 e 03, 29, 30 e 31 de outubro de 2020 (quinta e sexta-feira, das 18h30 às 22h30 e sábado, das 8h30 às 12h30). No dia 01 de outubro de 2020, o curso acontecerá no Centro de Simulação Realística (podendo ser apresentado de forma on-line devidoà pandemia de coronavírus).As aulas teóricas serão on-line, com transmissão ao vivo.

 

Informações: https://ensino.einstein.br/pediatria_consultorio_baseado_em_evidencia_p0351/p#

 

 

 

 

Sobre o curso

A Pediatria é uma especialidade médica que trata da assistência à criança e ao adolescente, nos seus diferentes aspectos, seja por ordem preventiva, seja por ordem curativa. Cuidar de crianças enfermas agudas e cronicamente, tratar, curar, receber pacientes e suas famílias são desafios que exigem grande capacidade de cuidado infantil, grande demanda no mercado e escassez de bons profissionais. Neste sentido, montamos um curso teórico prático, com duração prevista de 12 meses, com periodicidade mensal, com principal carga horária no Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, um dos hospitais de ensino da instituição, onde os alunos passam entre os setores de enfermaria , pronto atendimento, unidade intensiva pediátrica e neonatologia, com objetivo de vivenciar as principais enfermidades infantis, onde o conteúdo teórico e o aprendizado também podem ser definidos na apresentação de casos clínicos e em discussões com atualização da abordagem diagnóstica e intervenção terapêutica com a melhor evidência científica. Aprendendo os principais temas de cuidado pediátrico, protocolos de assistência com qualidade, segurança, custo e efetividade que causam diferença no bom desfecho do serviço pediátrico.
 
OBS:  Flexibilidade de participação nas aulas (presencial ou 100% ao vivo por videoconferência) durante o período de isolamento social.
 

Período

Setembro/2020 até Setembro/2021

 

Endereço

Av. Santa Catarina, nº 2785 - Vila Mascote - São Paulo - CEP: 04378500
 

Horário das aulas

Mensal - Sexta-Feira das 13h às 22h, Sábado e Domingo das 8h às 18h
 
 

Valor da inscrição (até 13/08)

R$ 50,00

 

Informações: https://ensino.einstein.br/pediatria_-_foco_na_pratica_hospitalar_p3263/p#

 

 

Para aprimorar o conhecimento científico dos pediatras e demais profissionais de saúde em temas indispensáveis à assistência de crianças e adolescentes, nesse período de pandemia de COVID-19, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) elaborou uma série de 12 videoaulas para os especialistas, com treinamentos e orientações práticas sobre as manifestações clínicas do trato respiratório.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS

Segundo pontuou a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, ações como essa têm impacto relevante no incremento da qualidade da assistência médica, sobretudo para os pediatras e demais profissionais de saúde que atuam em locais afastados dos grandes centros urbanos.

“Essas são atuações comprometidas com o bem-estar coletivo, que certamente serão de grande auxilio para aqueles que estão atendendo nas emergências e hospitais de todo o Brasil. Parabenizo a iniciativa de toda a equipe, em nome de toda SBP”, elogiou.

 

Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/covid-19-manejo-do-trato-respiratorio-e-traqueostomia-ufmg-divulga-videoaulas-com-foco-na-assistencia-pediatrica/

 

 

 

Por: Megan Brooks

 

Características metabólicas únicas no sangue podem identificar precisamente mais de 50% das crianças com transtorno do espectro autista, um achado que os pesquisadores acreditam poder levar ao diagnóstico precoce e a novos tratamentos individualizados.

Os últimos achados do Children's Autism Metabolome Project (CAMP) mostram que uma bateria de testes "otimizada" identificou 53% das crianças que tinham transtorno do espectro autista com uma especificidade de 91%.

"Nosso objetivo é tornar essa abordagem valiosa para os médicos na determinação de quais crianças deveriam receber uma avaliação diagnóstica profissional", disse ao Medscape o autor sênior, Dr. David G. Amaral, Ph.D., professor distinto da University of CaliforniaDavis, e diretor do MIND Institute Autism Center of Excellence em Sacramento.

"Uma meta de longo prazo é estabelecer subtipos de autismo que possam se beneficiar de um tratamento metabólico mais especializado", ele acrescentou.

 

O estudo foi publicado on-line em 18 de junho no periódico Autism Research.

 

Matéria completa em: https://portugues.medscape.com/verartigo/6505020

 

 

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