As crianças com menos de 1 ano são as mais suscetíveis às complicações graves do sarampo. Das quatro mortes registradas no Brasil neste ano em decorrência da doença, três atingiram bebês: de 4, 7 e 9 meses. De acordo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados de até 4 de setembro, as crianças com até 12 meses representam 13,8% dos casos confirmados de sarampo nos últimos 90 dias.
 
(...)A imunização contra o sarampo a partir dos 6 meses só é recomendada em casos de surto ativo, como o que ocorre no Brasil atualmente. De acordo com Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), isso ocorre porque a vacina não tem grande eficácia nesta faixa etária, na qual a criança ainda carrega parte dos anticorpos herdados da mãe durante a gestação. Para bebês com menos de 6 meses, a vacina é contraindicada.

 

Matéria completa em: https://epoca.globo.com/sociedade/por-que-bebes-com-menos-de-1-ano-sao-mais-suscetiveis-ao-sarampo-e-como-protege-los-23948676

 

 

 

 

Publicado em 16 de setembro de 2019.

 

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Não é comum tomar a vacina contra o sarampo e contrair a doença, mas isso pode acontecer. Existem o que especialistas chamam de falhas primária e secundária.

Na primária, o indivíduo recebe as doses recomendadas pelo calendário nacional de imunização e o organismo não responde à vacina; já na secundária, há perda da proteção com o passar dos anos.

"A eficácia da vacina para uma dose fica entre 85% e 90%; para duas doses é de 95% a 97%, levando em consideração um paciente saudável. Isso significa que, em uma dose, o percentual de falha da vacina gira em torno de 10% a 15% e na segunda é de 3% a 5%", explica o presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.

 

Matéria completa em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2019/09/rara-falha-na-vacina-contra-o-sarampo-pode-acontecer-ck0mz800002mq01qodzrcgf71.html

 

 

 

 

Período: 28 de Setembro de 2019
Local: CREMERJ
Cidade: Rio de Janeiro - RJ / Brasil
Site: www.cremerj.org.br
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Informações:

(21) 3184-7136 / Fax. (21) 3184-7138


Descritivo:

Cartaz

 

 

 

Período: 09 a 12 de Outubro de 2019
Cidade: Porto Alegre/ RS

Local: Centro de Eventos da FIERGS 

Inscrição:  https://www.sbp.com.br/especiais/congresso-brasileiro-de-pediatria/inscricao/

 

top2.png

 

 

 

 

O XXV Congresso Brasileiro de Hepatologia promoverá no dia 2 de outubro um curso voltado aos especialistas que atuam na assistência de crianças e adolescentes com doenças hepáticas. Coordenado pela presidente do Departamento Científico de Hepatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Gilda Porta, o curso pré-congresso apresentará as indicações mais recentes da área, além de possibilitar o intercâmbio de informação entre especialistas de todo o País.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

8a0cf6cc-8f2a-4e7a-b19b-96c7b646f379.jpg

 

Matéria completa em: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/hepatologia-pediatrica-em-pauta-no-curso-pre-congresso-do-xxv-congresso-brasileiro-de-hepatologia/

 

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ