APRESENTAÇÃO

 

 

 

  O objetivo é aproximar crianças e adolescentes do cinema como arte; ver filmes e fazer atividades de criação cinematográfica com inspiração na fotografia, nas artes visuais, em trechos de filmes, em elementos da linguagem cinematográfica, em fatos da história do cinema, na ambiência do contexto hospitalar. Associado a isso, objetivamos pesquisar e investigar as possíveis mudanças que uma experiência simples e introdutória como a visualização de filmes e experimentação audiovisual traz para a vivência de uma criança ou adolescente hospitalizado em termos de alteridade, além de, por parte daqueles que participam do projeto, garantir experimentações em campo ampliado, permitindo pensar novas possibilidades pedagógicas capaz de produzir mudanças transformadoras para as crianças internadas e os profissionais envolvidos.

 

 

 

ALGUNS PRESSUPOSTOS 

 

 

 

  Trabalhamos com uma concepção de educação que extravasa a escola. Uma educação em movimento ativo de aprender e desaprender sobre si mesmo e o mundo, que é ao mesmo tempo inventar a si e ao mundo. Uma educação criadora, presente em todos os processos da vida cotidiana (FRESQUET, 2009; KASTRUP, 2005).

 

O Cinema é uma arte, um bem cultural, o cinema é alteridade; é o “outro”, que entra na escolar, no hospital, nos ambientes, provocando as estruturas com o irracional, o sonho, a emoção:  dimensões humnas pouco atentas pela educação e saúde (BERGALA, 2008; LARROSA, 2006).

 

Arte e criação, nos dizem Aidelman e Collell (2011), são incontroláveis. É preciso valentia para se expor ao desconhecido, ao que tenha que vir do processo de invenção. Nas enfermarias, as vidas interrompidas por um acontecimento inesperado, indesejado, muitas vezes incompreensível e sem respostas, incontrolável como é o adoecer, compartilham com a arte essas marcas. Se o cinema usa da matéria realidade para acontecer, como nos diz Bergala, apostamos que experiência da realidade nesse espaço pode ser favorável para a aventura do fazer artístico.

 

ATIVIDADES 2013

 

 

  Durante o ano de 2013 contabilizamos 34 sessões de cinema e pouco mais de 70 crianças,  incluindo seus acompanhantes, assistiram filmes conosco ou realizaram atividades e brincadeiras de criação cinematográfica. A equipe técnica também é sempre convidada a dividir a experiência conosco, sendo a participação deles fundamental na relação que construímos com os internos.

No ano de 2013 reexibimos alguns dos filmes do ano passado, principalmente aqueles que apresentavam uma linguagem cinematográfica diferente das habituais, que ofereciam uma relação com as imagens também diversa da que comumente as crianças encontram e filmes que as crianças dificilmente teriam acesso em outros espaços, seja na televisão, na escola, na locadora ou mesmo no cinema. 

 

 Logos e Filmes exibidos em 2013

 

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ