302 Found

Found

The document has moved here.

DIR. ADJUNTA ATIVIDADES ACADÊMICAS

O site da Unidos pela Cura, política pública com foco na promoção do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer infantojuvenil, está de cara nova. Com interface mais dinâmica, o novo formato facilitará o acesso dos profissionais de saúde, possibilitando, inclusive, que eles façam o encaminhamento de suspeitas da doença pela própria ferramenta. Há informações sobre como funciona a política, incluindo o fluxo de encaminhamento, que ilustra todo o processo, desde o momento da suspeita da doença até o tratamento. O internauta também terá acesso aos resultados da UPC, que envolvem três estágios – capacitação de médicos e demais profissionais de saúde; fluxo de encaminhamento dos suspeitos da doença para os hospitais-pólo com compromisso de atendimento em até 72 horas; e monitoramento e avaliação dos casos atendidos por meio do programa. Informações gerais sobre o câncer pediátrico e sobre o Fórum de Oncologia Pediátrica, evento científico que acontece bianualmente no Rio de Janeiro, também estarão à disposição.

A Unidos pela Cura foi idealizada pelo Instituto Desiderata, organização sem fins lucrativos com atuação no Rio de Janeiro desde 2003, com objetivo de trabalhar para o fortalecimento de políticas públicas em saúde e educação.

Visite o site. http://www.unidospelacura.org.br/

 

img aquario03

 

Este projeto tem como objetivo a melhoria das condições de Humanização da assistência em todos os centros especializados em oncologia pediátrica do Rio de Janeiro. Tem por missão contribuir para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens e, em especial, para a melhoria das condições de tratamento e cura do câncer infanto-juvenil.

 

Sua parceria com o IPPMG permitiu a implantação da “Quimioteca” / Aquário Carioca – espaço que visa humanizar o atendimento durante os períodos de realização de quimioterapia ambulatorial, o qual foi criado em 2006 nesta Instituição.

Este Projeto esta visando a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer  com o trabalho dos “Unidos pela Cura”.

 

Acesse o site do Instituto Desiderata

 

img desiderata icon

 

Entre os dias 07 e 11 de abril, acontece a Semana Nacional de Humanização, em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização (PNH), celebrados em 2013. No Rio de Janeiro, o evento será realizado no Museu da República, entre outros locais.

O Instituto Desiderata, idealizador da Unidos pela Cura, política em prol do diagnóstico precoce e do tratamento adequado do câncer infantojuvenil, apresentará alguns vídeos sobre o programa e o trabalho de humanização realizado em hospitais da cidade. Destaque para o Aquário Carioca, área de quimioterapia transformada em espaço lúdico com ilustrações do fundo do mar, criado pelo designer Gringo Cardia, nos hospitais da Lagoa, dos Servidores do Estado, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da UFRJ e Hemorio.

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ