2014.03.10-Logo-e-Texto-Humaniza

O Núcleo de Humanização vem desenvolvendo suas atividades como assessoria da Direção, nomeada em dezembro/2006, objetivando cumprir proposta do Plano Diretor 2005, que definiu a humanização como um dos princípios que deveria direcionar os processos de trabalho e gestão do IPPMG, conforme prerrogativa do Ministério da Saúde.

A proposta de trabalho do Núcleo de Humanização foi apresentada no Colegiado de Gerentes do dia 05/06/2007 e aprovada em reunião do Conselho Diretor de 26/06/2007.

Tem como objetivo geral propor, desenvolver, integrar, apoiar e coordenar as ações de humanização no IPPMG, buscando a melhoria da qualidade da assistência e das condições de trabalho.

Definiu como missão: Propor, implantar, desenvolver e coordenar ações de humanização no IPPMG, com a perspectiva da democratização da gestão e de equipe transdisciplinar de saúde, tendo por parâmetro a Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção em Saúde (PNH) do Ministério da Saúde, buscando a melhoria das condições de trabalho, a fim de alcançar a acessibilidade com acolhimento, a integralidade da atenção e a equanimidade do ato cuidador, dentro da proposta usuário/centrada, com vínculo e responsabilização.

Em 2014 , o Núcleo de HUMANIZAÇÃO, permanece com sua Coordenação sendo exercida pela Enfermeira Regina Tirre Carnevale Mercadante – Enfermeira do Materno Infantil contando com o apoio dos demais colaboradores : Dra Jandra Correa de Lacerda – Médica da Unidade de Pacientes Internos ( UPI) e Ana Paula Allonso de Aragão – Bióloga Plantonista do Laboratório Geral e Apoiadora da Humanização do IPPMG e possui ainda a colaboração da área administrativa da secretária da Ouvidoria – Leda Carvalho.

Tais apoiadores foram capacitados para atuarem tendo por base os princípios e diretrizes da PNH. Visando consolidar o SUS que dá certo no IPPMG/UFRJ. Para isto, pretendem receber e estimular movimentos em todo o Instituto que tenham como proposta a melhoria da gestão, das condições de trabalho, da assistência, do ensino e da pesquisa.

A missão desses apoiadores é estimular e apoiar movimentos no sentido apontado, estando para isto ferramentados com o modo de fazer da PNH, adquirido durante o curso.

No atual momento, o grupo de apoiadores, como trabalho de dispersão do curso, está realizando um trabalho na Unidade de Pacientes Internos.

A proposta, tanto do Núcleo quanto dos Apoiadores, é de inclusão de novos parceiros, acolhendo quem deles quiser participar. Assim, é uma proposta aberta e de convocação de todo o IPPMG, já que a intenção é disseminar e efetivar a PNH no Instituto.

 

Objetivo Geral

 

Implementar a Política de Humanização no IPPMG, definida como política transversal pelo Plano Diretor, buscando a valorização dos diferentes atores implicados no processo de produção da saúde.

 

Objetivos Específicos

 

•  Melhorar acesso à instituição, segundo o conceito de acolhimento do Ministério da Saúde.

•  Buscar a valorização do cuidado em todas as atividades exercidas.

•  Avaliar a adequação da estrutura física, segundo o conceito de ambiência.

•  Implementar projeto de sinalização.

•  Identificar a demanda dos usuários internos do instituto.

•  Planejar ações que visem a melhoria das demandas identificadas.

•  Discutir a melhoria das condições de trabalho.

•  Integrar e apoiar as atividades de humanização desenvolvidas pelo IPPMG e por outras instituições, dentro das diretrizes institucionais.

•  Incentivar a participação do usuário externo em fóruns de discussão dos problemas da instituição.

•  Discutir a melhoria da comunicação institucional.

•  Participar do planejamento das atividades ligadas à gestão do cuidado.

•  Fomentar a participação da instituição nas redes de saúde.

•  Criar banco de soluções com objetivo de gerir o conhecimento adquirido.

 

Contatos com o Núcleo de Humanização do IPPMG

 

(21)2562-6186 / (21)2562-6183   

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ