Coordenação Administrativa e Médica

 

Cleyde Thereza Leal Casimiro Vanzillotta

 

Coordenação Administrativa e Enfermagem

 

Elizabete Correa de Medeiros

 

 

 

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), é uma das unidades hospitalares  da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e presta atendimento a população pediátrica do estado, dedicando sua capacidade de atendimento exclusivamente à clientela do Sistema Único de Saúde. Além disso, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que auxiliam na formação de inúmeros profissionais, sendo referência para tratamento de patologias de média e alta complexidade. A análise dos indicadores assistenciais do IPPMG vem demonstrando um gradativo aumento dos pacientes de alta complexidade com necessidades específicas, tais como pacientes nefropatas, oncológicos, cardiopatas, entre outros.

           

            Buscando atender melhor seus pacientes, o IPPMG inaugurou em novembro de 2007 a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP). Possui capacidade instalada de 10 leitos, sendo 6 leitos pediátricos e 4 leitos neonatais cirúrgicos, além de 1 leito de isolamento. Sendo a primeira UTIP instalada em uma Universidade no Estado do Rio de Janeiro e, até o início de 2014 a única com essa característica, sua inauguração assumiu um papel de suma importância na formação adequada de um contingente de profissionais altamente especializados, demandados por este setor. O programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica começou a partir de 2009, com 2 vagas ao ano e a partir de 2012 fomos credenciados como Centro Formador pela AMIB, feito pioneiro na Terapia Intensiva Pediátrica no Estado do Rio de Janeiro. A UTI Pediátrica do IPPMG - UFRJ oferece uma visão ampla ao profissional em formação, sempre supervisionada por especialistas de reconhecimento no estado e no Brasil, além de professores cujo reconhecimento ultrapassa os muros da UFRJ, do Estado e muitas vezes do país. Todo esse conjunto garante ao profissional em formação a harmonia entre a visão assistencial e acadêmica, própria da Universidade.

 

            A UTI Pediátrica do IPPMG - UFRJ determinou uma melhoria na qualidade do atendimento da clientela do hospital, preenchendo assim uma lacuna que há muito ocorria na instituição. O projeto de ampliação do Centro Cirúrgico, atualmente em  curso, permitirá a realização de cirurgias de maior complexidade, muitas delas com necessidade  de assistência em unidade de tratamento intensivo no pós operatório. Também nesse aspecto, a UTI Pediátrica cumprirá seu papel complementar à assistência ao paciente pediátrico cirúrgico.

           

            A criação de uma Unidade Semi Intensiva (USI) é um projeto para um futuro próximo, para dar seguimento ao acompanhamento adequado dos pacientes que já superaram a fase crítica do tratamento, mas que ainda necessitam de monitorização e atendimento diferenciado. Acreditamos que uma USI com capacidade instalada de 8 leitos atenderia de modo adequado a demanda institucional.

           

            Considerando a defasagem do número de leitos pediátricos de terapia intensiva disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde no Estado do Rio de Janeiro, a Unidade Semi Intensiva também estaria contribuindo com a possibilidade de aumentar a capacidade de atendimento da UTIP aos pacientes criticamente enfermos.

            Há ainda a preocupação com a integralidade do cuidado impulsionando a construção de espaços onde a prática assistencial atenda às exigências técnicas, viabilize a prática de atividades de ensino e pesquisa e considere a necessidade de humanização do atendimento. Por isso, a coordenação da UTI Pediátrica está sempre atenta para compor os recursos, tanto em termos de equipamentos quanto em termos de profissionais qualificados, necessários para que isso se concretize. Ao longo dos anos, viemos aprimorando nosso parque tecnológico, de modo que atualmente somos uma das UTI Pediátricas mais bem equipadas do estado. Recentemente passamos por uma reestruturação da equipe médica, de modo que contamos com um grupo de excelente capacidade técnica, todos com formação em Medicina Intensiva Pediátrica e a maioria com Título de Especialista em Medicina Intensiva Pediátrica pela AMIB, muitos deles liderando serviços de Medicina Intensiva Pediátrica reconhecidos pela excelência e qualidade.

            A UTI Pediátrica do IPPMG – UFRJ mantém seu compromisso que a Pesquisa e Extensão, pilares da Universidade. Nesse aspecto, foram desenvolvidas na unidade 4 dissertações de mestrado entre 2008 e 2009 e atualmente somos centro co-participador de mais uma dissertação. Temos 3 teses de doutorado em andamento e mais uma a ser iniciada ainda em 2015. A equipe da UTI Pediátrica e seus residentes participa ativamente dos congressos da especialidade, integrando o corpo de palestrantes e apresentando trabalhos científicos desenvolvidos na unidade. Temos representação ativa na Sociedade de Terapia Intensiva Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro (SOTIERJ), na vice-presidência e no Departamento de Pediatria, o que nos coloca em posição de destaque no estado e no país. No ano de 2014, organizamos o Curso de Medicina Intensiva Pediátrica para Estudantes e Residentes de Pediatria, sucesso de público e crítica.

           Por todo o exposto, acreditamos que a UTI Pediátrica do IPPMG – UFRJ merece ser conhecida.

            Você conhece a UTI Pediátrica do IPPMG – UFRJ?

            Você conhece a UTI Pediátrica do seu hospital?

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ