Informações Gerais

 

O Laboratório de Análises Clínicas do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (LAC – IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é o setor responsável pela coleta e processamento de amostras para exames laboratoriais.

No LAC – IPPMG são realizados diversos exames nas áreas de bacteriologia, bioquímica, imunologia, hematologia, hemostasia, urinálise e parasitologia, realizando em média 18000 exames a cada mês.

Além da coleta de amostras e processamento direto dos exames, o LAC – IPPMG atende a alunos de segundo e terceiro graus, através de estágios curriculares na área de Análises Clínicas e Patologia Clínica, com convênios com a FAETEC e as Faculdades de Farmácia e de Biomedicina da UFRJ.

Presta ainda serviços  de apoio à pesquisa, cooperando em vários trabalhos científicos, fornecendo dados de sua área de operação e colaboração direta realizando coleta de amostras e realização de exames específicos.

Atende a pacientes de todas as idades, desde a coleta até a realização de diversos exames de rotina.  Realiza atendimento  emergêncial, 24 horas por dia, 365 dias do ano, aos pacientes infantis. Realiza os exames periódicos dos funcionários da UFRJ.

Em 2011 passamos a realizar exames periódicos dos servidores da UFRJ. Também mediante o contrato firmado entre a UFRJ e a CBDA(Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), passamos a realizar os exames laboratoriais dos atletas da CBDA, primeiro para o Panamericano 2011 e logo para as Olimpíadas de 2016.

Para cumprir esta finalidade conta com equipe de profissionais de variada formação, (Biólogo, Bioquímico, Farmacêutico, Técnico de Laboratório, Médico Veterinário, etc.), permitindo atender a diversidade de áreas do laboratório clínico moderno.

Contato

Rua Bruno Lobo 50 Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 21945-912

Tel/Fax:(21)3938-6189 ou 3938-6130

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Um pouco de História

 

Em 1997, foi iniciado o processo de transformação do Laboratório Geral do IPPMG. O primeiro processo foi o de informatização da área administrativa  em 1998 e a seguir o recebimento do primeiro analisador automático de hematologia, carinhosamente chamado de “cigano”. No ano  2000 recebemos o primeiro analisador automático de Bioquímica, o Ciba Express 550, do qual considerando sua evolução, o CHIRON EXPRESS PLUS, chegamos a ter em operação três equipamentos em uso simultâneo. Nesse mesmo ano iniciamos os contratos de comodato, inicialmente um Coulter STKS, automatizando nossa hematologia no padrão ocidental. 2001, automatizamos a hemostasia com o Koagulab 32S da Ortho Diagnostics. 2002 marca a inauguração das novas instalações do Laboratório Geral, depois de seis meses de reforma. O novo ambiente passou a atender a todos os requisitos das atuais normas técnicas.

Em 2006, após muitos anos de funcionamento em um ambiente inadequado, o Laboratório de Bacteriologia, recebeu ordem de fechamento pela Vigilância Sanitária. Para continuar a realização dos exames, foi  agregado ao Laboratório Geral.  Ainda em 2006 o  então, novo Diretor do IPPMG, Prof. Marcelo Land, reconheceu a necessidade de nos adequarmos ainda mais às normas legais vigentes e o então Laboratório Geral passou a realizar os ensaios de proficiência com auditor independente(externo) através da CONTROL-LAB, recebendo o primeiro certificado de Qualidade formal. Em 2007  também o Laboratório de Imunologia, foi agregado ao mesmo ambiente do Laboratório Geral. Tanto o Laboratório de Imunologia quanto o de Bacteriologia operavam em ambiente adverso, hostil, muitas vezes sem refrigeração, com paredes infiltradas e bolorentas,  ou seja inadequadas ao trabalho realizado por esses setores. Durante o ano de 2007 a área de bacteriologia recebeu os equipamentos BactAlert e Vitec, o primeiro automatizando, a fase inicial das hemoculturas e o segundo, para automação da identificação dos micro-organismos das culturas positivas e realização por automação dos antibiogramas, com a definição da concentração mínima inibitória reiniciando assim o processo de automação que no passado já existiu, ainda que por curto tempo.

Em 2008 por determinação do Conselho Diretor do IPPMG houve a  união dos três laboratórios gerando o Laboratório de Análises Clínicas do IPPMG ou  LAC – IPPMG. (Anos antes, o Laboratório Geral já absorvera o Laboratório de Hematologia Clínica.)

Todo o acervo material, pessoal e histórico dos três laboratórios foi transferido ao LAC – IPPMG. Neste novo laboratório as áreas de Bacteriologia e Imunologia, tiveram seus procedimentos automatizados e optimizados, para funcionarem no mesmo padrão,  gerando economia, modernização, dinamismo e eficiência ao IPPMG 2008 marca também o abandono da metodologia Elisa, substituindo-a pela metodologias quimioluminescência e ELFA, cujos equipamentos VITROS ECi e VIDAS permitem a individualização dos testes permitindo a realização de qualquer parâmetro em qualquer momento da rotina laboratorial.  Em 2010 recebemos uma certificação internacional(veja em Qualidade). 2010 marca também o inicio da implantação de novas metodologias na área de imunologia. Agora liberamos resultados das sorologias rapidamente, antes pelo método elisa, os prazos eram de até quinze dias, hoje o resultado sai até no mesmo dia, algumas horas após a coleta.

Os pacientes ambulatoriais de quimioterapia, e os internados, tem os resultados da ROTINA DIÁRIA de hematologia, às onze horas da manhã,  hemostasia  às doze  e bioquímica no mais tardar às treze horas. Todas as amostras rotina são acompanhadas de amostras controles, de valor conhecido, para assegurar a qualidade de cada exame processado no LAC. 2011 foi outro ano marcante para o LAC – IPPMG. Implantamos o módulo Laboratório do Sistema MV, integrando o LAC ao restante do IPPMG já interligado por este sistema integrado.

O IPPMG sob nova direção, o Prof. Edimilson Migowski  lança um novo desafio: ser o LAC – IPPMG o Laboratório de base ao convênio IPPMG-UFRJ/CBDA, convênio este celebrado para que a UFRJ de suporte aos atletas da CBDA(Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Dia 26 de setembro iniciamos as atividades do LAC colhendo amostras e realizando exames dos atletas do Pan-Americano de 2011. Um trabalho de preparação às Olimpíadas de 2016.

Em 24 de outubro de 2011, iniciamos a automação plena da urinálise. Com o analisador IQ200 da empresa IRIS, tanto a análise química, cor, aspecto e a sedimentoscopia são realizados automaticamente e os dados digitalizados preservados incluindo as imagens dos sedimento urinário. 2011 marca também a assinatura do Termo de ajuste com a Pró-Reitoria de Pessoal(PR-4), contratando o LAC- IPPMG  para realização dos exames periódicos dos servidores da UFRJ.

Chegamos a 2012, ano que muitos consideravam o final do mundo (Calendário Maia), para nós, se for acabar será com trabalho e determinação. E foi assim, um ano de muitas dificuldades, mas também de vitórias. O LAC- IPPMG foi usado como ambiente de filmagem para especial da Rede Globo e daí em diante para muitas chamadas jornalisticas de várias emissoras com Nosso Diretor. neste anos incorporamos o Horiba-ABX Pentra DX120, passando a realizar a contagem de reticulócitos 24 horas por dia por automação. Incorporamos também o Sistema de Química VITROS® 5,1 FuSion da  Ortho Clinical Diagnostics, que permitiu a realização de alguns exames à muito solicitados por nosso corpo Médico. A  dosagem de Metotrexate(MTX), para continuidade do tratamento quimioterápico com segurança e de Vancomicina para controle dos pacientes da nossa UTI , ambos os parâmetros são realizados 24 horas por dia, aliás somos uma das únicas unidades de saúde com essa capacidade, senão a única. Neste ano também passamos a realizar internamente(também 24 horas ) a dosagem de Amônia para atender a UTI.  Passamos por auditoria da EBSERH e logo depois por auditoria da Reitoria da UFRJ.  Chegamos à 2013 nos despedindo de um funcionário muito especial, o José Maria se aposenta depois de anos de total dedicação, deixa um grande vazio pelas suas características pessoais e profissionais.

Recebemos mais dois certificados da ControlLab, atestando a qualidade do nosso trabalho.

 

 

 

 

 

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ