2014.06.24-Logo-Enfermagem

 

Este espaço representa a realização de um dos nossos objetivos para ampliar o acesso da categoria à informação  científica pertinente  ao nosso campo de ação.

Somos  os atores da arte de cuidar e da ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe, atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde.

O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na interseção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, à ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa  e ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e com a  evolução das sociedades.

O cuidar em saúde é uma atitude interativa que inclui o envolvimento e o relacionamento entre as partes, compreendendo acolhimento como escuta do sujeito, respeito pelo seu sofrimento e história de vida. O  cuidado em saúde, seja dos profissionais ou de outros relacionamentos, pode diminuir o impacto do adoecimento. Por outro lado, a falta de cuidado, ou seja, o descaso, o abandono, o desamparo, pode  agravar o sofrimento dos pacientes e aumentar o isolamento social causado pelo adoecimento.

Somos uma equipe compromissada com o bem estar da criança e sua família há  60 anos.

Educação Permanente em Enfermagem  /  Divisão de Enfermagem

 

Chefe da Divisão de Enfermagem

Telma Galvão

 

 

Estrutura Técnica do DENF

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ