Chefe da Divisão de Pesquisa

 

Drª Mariana Tschoepke Aires

 

Secretário

 

Sr. Obadias Oliveira da Silva

 

Informações Gerais

 

A Divisão de Pesquisa é responsável por conhecer e acompanhar a realização de projetos de pesquisa no IPPMG, além de fornecer apoio ao desenvolvimento dos mesmos. Esta unidade realiza o cadastramento de todos os projetos de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do IPPMG, registrando o título, área do conhecimento, desenho de estudo, setor do IPPMG onde se realiza a pesquisa, pesquisador responsável pelo projeto, cronograma, financiamento (se houver) e custos para o IPPMG (se houver).

Os projetos desenvolvidos no IPPMG podem se originar de iniciativas individuais de docentes ou outros profissionais atuantes nesta instituição, assim como de alunos de graduação (sob orientação de um docente) ou pós graduação lato sensu (cursos de residência médica, especialização ou aperfeiçoamento) e strictu sensu (mestrado e doutorado em diversas áreas).

O acompanhamento de cada projeto de pesquisa desenvolvido no IPPMG é feito mediante análise de relatórios anuais, que deverão ser entregues pelos responsáveis pelos estudos. Ao término da pesquisa, o responsável deverá apresentar um relatório final, além de citar as publicações referentes a esta (artigos, monografias, dissertações, teses, trabalhos apresentados em congressos, entre outros). Caso a pesquisa não seja concluída no tempo previsto, o pesquisador responsável deverá justificar o não cumprimento do cronograma, assim como solicitar extensão do prazo para a conclusão da mesma. À Divisão de Pesquisa cabe ainda alertar e orientar quanto à possibilidade de financiamento de projetos, através de editais públicos de órgãos de fomento de pesquisa.

A Divisão de Pesquisa é também responsável pela implantação de meios para o desenvolvimento de pesquisa, como o Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente. O Núcleo foi fundado em 2008 com o objetivo de viabilizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas básico-aplicada, clínica e epidemiológica. Um dos objetivos centrais é a interação entre pesquisadores de formações diversas, de instituições diversas, que associe a saúde da criança aos avanços no campo das ciências biológicas, da engenharia biomédica e da saúde coletiva. O Núcleo é aberto a todos os usuários que tenham seus projetos de pesquisa aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas, e que tenham seu material de consumo garantido por outra fonte de financiamento. O Núcleo recebeu apoio da FAPERJ em dois editais distintos: “Pensa-Rio/2007” e “Apoio às instituições de ensino sediadas no Estado do Rio de Janeiro/2007”.

Outra grande conquista do IPPMG em 2008 foi o apoio da FAPERJ para a construção de uma Unidade de Pesquisa Clínica no IPPMG, disponibilizando verba para a aquisição de equipamentos, material permanente e realização de obras.

Tais conquistas contribuem para a formação de mestres e doutores capazes de transitar nos entrelaces das áreas de conhecimento em saúde da criança.

Núcleo Transdisciplinar de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente e a Unidade de Pesquisa Clínica possibilitam ainda a inserção precoce de alunos de graduação (através do programa de iniciação científica – PINC) e alunos de pós-graduação latu senso (residência médica, residência multiprofissional e especialização) em projetos multidisciplinares de pesquisa voltados para a saúde da criança e do adolescente.

 

Contato

 

       E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

       Telefone: 2590-3842 e 3938-4812

UFRJ IPPMG - Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira
Desenvolvido por: TIC/UFRJ