O nome do Instituto de Pediatria está interligado com Joaquim Martagão Gesteira, famoso bacteriologista que ao ser transferido para o Rio de Janeiro, assumiu a Cadeira de Puericultura e Clínica da Primeira Infância e a Direção do Instituto de Puericultura da Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro.

O Instituto de Pediatria da UFRJ – IPPMG foi inaugurado em 02 de outubro de 1953, sendo o primeiro prédio construído no campus da cidade universitária.

O projeto arquitetônico do IPPMG é de Jorge Machado Moreira e de Roberto Burle Marx e foi premiado na II Bienal de Arquitetura do Estado de São Paulo, no mesmo ano.

Eficiência e qualidade na atenção ao cidadão

O rápido processo de transformação das sociedades contemporâneas tem se traduzido em mudanças de necessidades e expectativas da população, exigindo a revisão de saberes e práticas no âmbito da administração pública. O desafio reside na construção de um Estado “inteligente” e eficiente, constituído por organizações capazes de atender a sociedade, com maior participação cidadã na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

O IPPMG/UFRJ, por meio dessa Carta de Serviços ao Cidadão, vem ratificar o seu compromisso histórico de prestação adequada e eficiente de serviços públicos prestados à sociedade brasileira, buscando o seu contínuo aperfeiçoamento. Pretende-se com essa Carta definir as prioridades e expressar o compromisso da instituição com a prestação de serviço de qualidade ao cidadão, de acordo com as exigências do Decreto nº 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento ao público.

Seu primordial propósito é facilitar o acesso aos serviços e produtos do IPPMG/UFRJ, com foco na necessidade do conjunto de seus cidadãos-usuários. Neste documento, os usuários diretos dos serviços e produtos, os gestores de saúde e as instituições de saúde, de assistência, de ciência e tecnologia e de ensino, assim como os alunos e profissionais da UFRJ, terão disponíveis informações relevantes para facilitar o acesso aos serviços e produtos do IPPMG/UFRJ.

Esse instrumento tem o intuito de responder à complexidade e à dinâmica institucional, assumindo compromisso com a população e instituições, orientando-os de forma adequada, promovendo a visibilidade, clareza, transparência das ações dessa instituição, maior aproximação com a sociedade, qualidade dos serviços e produtos ofertados a população, bem como, a oferta de um atendimento ético e resolutivo.

Para o sucesso e continuidade desse instrumento, sua participação como usuário/cidadão é fundamental, na contribuição, envolvimento e controle, com efetiva participação nos canais de comunicação com o cidadão, constituídos formalmente pelo IPPMG/UFRJ para viabilizar o acesso e facilitar o recebimento de suas manifestações – críticas, elogios ou sugestões.

A serviço da vida, da promoção da saúde e da dignidade humana

O IPPMG/UFRJ é uma instituição de ensino,pesquisa, assistência e extensão em saúde, vinculada ao Ministério da Educação, tendo como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados, também, para o fortalecimento e
consolidação do Sistema Único de Saúde que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde, da dignidade humana e da cidadania ampla como valores centrais.

Criada em 1953 essa instituição nasceu com a missão de promover a saúde e o bem estar da criança e do adolescente , contribuindo para a formação de pessoal qualificado na área de saúde, com vistas a combater e tratar os grandes problemas da saúde pública.

O IPPMG/UFRJ abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; a implementação de programas sociais e parcerias técnicas.

Carta de Serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão é o instrumento que define as prioridades e expressa o compromisso do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) com a qualidade e eficiência dos serviços prestados ao cidadão, conforme as exigências do Decreto nº 6.932/2009, que dispõe sobre a simplificação do atendimento ao público. Serve de fonte de informação sobre quais serviços são prestados neste hospital de ensino, além de esclarecer as maneiras de acessar e obter esses serviços, como também, firmar os compromissos com o atendimento e os padrões de atendimento estabelecidos. Essa carta é uma proposta do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ela serve de parâmetro tanto para essa instituição pública, quanto para a sociedade no aperfeiçoamento contínuo da qualidade da gestão pública.

Essa Carta de Serviços ao Cidadão pretende ser um documento que expressa os principais compromissos da instituição no atendimento a seus diversos públicos, visando facilitar o acesso aos serviços e produtos do IPPMG. O IPPMG e seu corpo social estão cientes da sua responsabilidade e continua empenhado na busca contínua e efetiva do aperfeiçoamento dos serviços prestados e convictos dos compromissos permanentes com a excelência da gestão pública para a construção do bem comum.